Castelo de Monsanto
Castelo Branco
No topo granítico do monte de Monsanto, à margem direita do rio Pônsul este castelo raiano medieval domina a aldeia histórica, conjunto arquitectónico no qual se destacam algumas casas senhoriais brasonadas e templos, como as ruínas da Capela de São Miguel em estilo românico.
Mosteiro da Batalha
Leiria
Classificado pela UNESCO como Património da Humanidade desde 2007, o Mosteiro da Batalha, ou Convento de Santa Maria da Vitória é uma das maiores jóias arquitectónicas Portuguesas, e também o símbolo mais marcante da Dinastia de Avis.
Mandado edificar pelo rei D. João I, Mestre de Avis, como agradecimento pela vitória na Batalha de Aljubarrota que deu o mote final na difícil crise de 1383-85, os trabalhos de construção iniciaram-se em 1388, atribuídas ao Mestre Afonso Domingues.
O Mosteiro da Batalha é hoje o grande monumento do Gótico final português e o primeiro onde se estreou a "Arte Manuelina".
Santuário de Fátima
Ourém
Este é, por excelência, o local de peregrinação e reencontro com a Fé, a Vida e a Esperança.
É aqui que se perpetuam as Aparições de Nossa Senhora aos Três Pastorinhos, Jacinta, Lúcia e Francisco que, com um terço branco nas mãos, lhes pediu que rezassem muito pelos males que afligiam o mundo.
Hoje em dia, o Santuário de Fátima acolhe em peregrinação e oração muitos milhares de crentes vindos de todo o mundo, durante todo o ano, sobretudo na Peregrinação Anual de 13 de Maio e nos restantes dias 13 de cada mês, de Maio a Outubro.
A Via Sacra é composta por 14 Capelinhas evocativas da Paixão do Senhor. Começa na Rotunda de Santa Teresa de Ourém, passa junto ao Monumento de Valinhos, que assinala o local da Quarta Aparição, e termina no Calvário, um pouco acima da Loca do Anjo – o sítio onde os Três Pastorinhos receberam a Primeira e a Terceira visita do Anjo, durante a Primavera e Outono de 1916.
Sem comentários:
Enviar um comentário