Pico Ruivo
A 1862 metros, Pico Ruivo é o pico mais alto da Ilha da Madeira e o terceiro mais alto de Portugal e com temperaturas um pouco inferiores às temperaturas ao nível do mar. Situa-se no centro da Ilha com maravilhosas vistas e passagens.
Os únicos acessos para o Pico Ruivo são através da Achada do Teixeira em Santana e do Pico do Arieiro. Existem três caminhos que ligam a diferentes pontos na Ilha, tais como o Pico do Arieiro, Aldeia da Ilha e Encumeada, todos espaços pitorescos. Um local inesquecível; se chegar cedo, antes de as nuvens surgirem, é o local perfeito para captar o nascer do sol e os pores-do-sol no local mais perto
Pico do Arieiro
O Pico do Arieiro insere-se no Maciço Montanhoso Central, sendo o terceiro ponto mais alto da ilha da Madeira, com uma altitude máxima de 1818 metros, sendo o primeiro o Pico Ruivo a 1861 metros de altitude, e o segundo o Pico das Torres a 1851 metros de altitude.
Do Pico do Arieiro tem-se um panorama privilegiado sobre a “pérola do Atlântico”, sendo o acesso facilitado, uma vez que existe uma estrada, cuja viagem desde o Funchal leva não mais que 30 minutos, ao contrário do Pico Ruivo, apenas acessível por percurso pedestre.
Através da Vereda do Arieiro, acede-se ao Pico Ruivo, através de um percurso de cerca de 7km, de grande beleza, que inclui túneis, alguns declives acentuados e paisagens fabulosas, denotando alterações climáticas conforme a altitude e humidade geral.
A paisagem alberga realidades tão diferentes como a vegetação luxuriante, quase selvagem, da Ilha da Madeira, com panoramas áridos de grandes altitudes, bem como cenários muito humanizados como as localidades que daqui se avistam.
No pico do Arieiro existe uma pousada onde reina a paz de espírito típica de montanha, existe também um café e uma loja de artesanato e produtos locais.
Sem comentários:
Enviar um comentário